fgts2
Saiba como funciona o FGTS (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tem diversos meios para consultar o saldo. Muitas pessoas não sabem que têm direito ao fundo, e encontram dinheiro acumulado de anos. Por aqui, você aprenderá a como consultar seu saldo e conseguir utilizá-lo ainda hoje.

O que é FGTS?

O FGTS tem a finalidade de resguardar o trabalhador que sofreu demissão sem justa causa, por meio da criação de uma conta com vínculo ao contrato de trabalho.

A cada início de mês, os empregadores fazem depósitos nas contas individuais, em nome dos funcionários, correspondentes a 8% do salário de cada colaborador.

O montante total desses depósitos mensais compõe o FGTS, sendo que os valores são de propriedade dos empregados. Em certas circunstâncias, os trabalhadores têm a possibilidade de resgatar o valor total depositado em seus nomes.

Quem tem direito ao FGTS?

Ao FGTS, tem direiro cada trabalhador brasileiro que possui um contrato formal de trabalho, com regulamentação pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso inclui trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas durante a colheita), e atletas profissionais, tem direito ao FGTS. A inclusão no regime do FGTS para diretores não empregados fica a critério do empregador.

Como é o rendimento do FGTS?

A Distribuição de Resultado do FGTS é uma determinação legal para o aumento da rentabilidade das contas vinculadas FGTS do trabalhador. Isso é feito por meio da distribuição do resultado positivo que o fundo obteu, com soma à remuneração mensal que inclui a aplicação da Taxa Referencial (TR) além de 3% ao ano.

O trabalhador que estiver com um saldo positivo em sua conta do FGTS até 31 de dezembro poderá receber o crédito da distribuição de resultado até 31 de agosto do ano seguinte. É importante frisar que não houve mudanças nas normas para saque do FGTS.

Os valores com crédito na conta do FGTS que vêm da distribuição podem ser retirados caso os trabalhadores se enquadrem em uma das condições de saque previstas pela Lei 8.036/90.

Como checar meu saldo no FGTS?

Consultar o FGTS pelo CPF é uma tarefa bastante simples. Para começar, são várias as opções, sendo que a maioria delas inicia com o mesmo passo: baixar o aplicativo FGTS, disponível tanto para Android quanto para iOS.

Vale frisar que o FGTS refere-se ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, uma reserva individual que cada trabalhador possui. Então, nesse fundo, os empregadores depositam valores ao longo do período de emprego do trabalhador na empresa.

Porém, é importante destacar que os fundos dessa conta não estão disponíveis a qualquer momento. A finalidade é que sirvam como uma reserva para momentos cruciais na vida do trabalhador, como após uma demissão sem justa causa, durante a aposentadoria, ou para auxiliar na aquisição de um imóvel.

Como consultar o FGTS pelo celular?

Para visualizar o saldo do FGTS por meio do celular, é preciso fazer o download do aplicativo, que possui o mesmo nome, FGTS. Para realizar a consulta por esse aplicativo, siga os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo FGTS e instale-o em seu celular;
  • Abra a ferramenta e clique na opção “Entre no aplicativo”; 
  • Você entrará na tela de acesso da Caixa Econômica Federal. Caso ainda não tenha cadastro, selecione “cadastre-se” (não precisa ser correntista da Caixa para fazer o cadastro e consultar o benefício);
  • Coloque o seu CPF, e logo depois as outras informações pedidas por lá (Nome completo, número do celular, data de nascimento, CEP, e-mail);
  • Crie uma senha de acordo com as orientações do aplicativo;
  • Faça a verificação correta na caixinha de “não sou um robô”;
  • O cidadão receberá um e-mail de confirmação no endereço que cadastrou inicialmente. Clique no link que chegou pelo e-mail.
  • Com o login da Caixa em mãos, agora é só abrir novamente o aplicativo, clicar novamente a opção “Entrar no aplicativo”, e informar CPF e senha; 
  • A cada acesso, serão feitas algumas perguntas sobre sua vida profissional, para confirmar sua identidade. Então, é importante se lembrar de informações como as empresas onde você já trabalhou e ano em que foi admitido ou saiu de certa empresa;
  • Por fim, após responder as perguntas, basta aceitar as condições de uso do aplicativo clicando no botão “concordar”. 

Como consultar o FGTS via SMS?

É super viável e tranquilo conferir o saldo do FGTS por meio de mensagens de SMS. Essa opção pode ser ativada no aplicativo FGTS, no qual o acesso foi detalhado anteriormente. Para habilitar essa funcionalidade, siga todos os passos a seguir, contudo, somente após ter feito o acesso ao aplicativo:

  • Abra a tela principal do aplicativo, selecione o botão “Mais”, no canto inferior da tela. Ele está próximo a um ícone com quatro quadradinhos; 
  • Selecione a opção “SMS”;
  • Coloque duas vezes o número do celular em que quer receber as atualizações do FGTS; 
  • Então, marque a caixa “Li e concordo com as condições do serviço” e, logo depois, em “cadastrar telefone”.

A partir de agora, seu telefone está oficialmente registrado. Desse modo, você receberá notificações via SMS sempre que ocorrerem movimentações em seu FGTS, com cada depósito adicional feito pelo seu empregador. Ademais, será informado regularmente sobre o seu saldo, e você ainda receberá alertas quando houver valores disponíveis para saque.

Como consultar o FGTS por telefone?

Ainda é possível ver o saldo do FGTS por meio de uma ligação gratuita. A Caixa disponibiliza o número 0800 726 0207 para esclarecer dúvidas sobre o FGTS e fornecer outras informações relevantes sobre seus serviços.

Quando estiver ao telefone, aguarde para ouvir a opção “FGTS” e pressione a tecla correspondente a ela. Desse modo, serão fornecidas informações essenciais sobre o FGTS, destacando a importância de baixar o aplicativo para resolver dúvidas de forma ágil.

Depois disso, aguarde pelo atendimento de um atendente e solicite informações sobre o saldo do FGTS. Você precisará fornecer alguns dados para confirmar sua identidade, como data de nascimento e possivelmente o número do NIS (Número de Identificação Social), que é o mesmo número do PIS (presente na carteira de trabalho).

Como realizar o saque do FGTS?

Para conferir os valores livres e fazer o saque, basta acessar o aplicativo do FGTS e indicar uma conta de sua titularidade em qualquer banco. Todo o processo é totalmente digital, por isso, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Essa funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Veja também

Quanto custa para tirar carteira de motorista em 2023?

Tirar a primeira habilitação é o sonho de muitas pessoas. Para isso,…

Calendário PIS/Pasep 2023: Veja datas de pagamento do abono salarial

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do…

Entenda o que é BPC e quem tem direito

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) está na Lei Orgânica da Assistência…

Tarifa Social de Energia Elétrica: O que é e como funciona!

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é para consumidores da subclasse…