Com o calor, nada melhor que uma boa praia, não é mesmo? O Brasil possui uma infinidade desses belos lugares da natureza para conhecer. Por aqui, vamos mostrar as cinco melhores praias do país, segundo o site especializado Booking.com.
A pesquisa, que revela o amor dos brasileiros por praias, entrevistou 1.206 pessoas de diversas regiões do país. É notável que, dentro dessa lista, o Nordeste se destaca, pois é difícil dissociar a região de suas belas praias, clima quente e, é claro, de uma cultura rica e culinária incrível.
1º – Baía do Sancho – Fernando de Noronha (PE)
A Baía do Sancho é uma enseada de águas cristalinas situada a Oeste do Morro Dois Irmãos e a Leste da Baía dos Golfinhos, no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, Brasil. Esta área é lar de uma praia homônima. Na parte central da baía, existem formações rochosas que abrigam uma variada fauna e flora marinha. No início deste ano, o site TripAdvisor elegeu esta praia como a melhor do mundo!
A praia encontra-se isolada, envolta por vegetação nativa, na qua se delimita por uma elevada falésia, onde aves constroem seus ninhos. Sua areia branca contrasta com o mar verde-esmeralda.
A baía possibilita a ancoragem de embarcações para banho, sem prejudicar os corais, sendo uma das poucas na ilha onde isso é viável. Entre fevereiro e junho, duas cachoeiras se formam a partir das chuvas, jorrando de um precipício. Durante o período de desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), a visita é restrita das 18h às 6h.
Após a gestão da EcoNoronha, responsável pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, os horários de visitação agora estão mais regulamentados. Foram estabelecidos horários específicos para a descida e subida da escadaria, que é o único acesso à praia.
Com toda a fama e visibilidade, a estadia em Fernando de Noronha é algo caro. Além da hospedagem, o turista precisa pagar algumas taxas de preservação e apresentar comprovante de vacina contra a Covid-19. Antes de ir ao arquipélago, é bom se informar para evitar dores de cabeça.
2º – Praia de Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara (CE)
A Praia de Jericoacoara fica no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará. Encontra-se a 295 km a oeste da capital estadual, Fortaleza. Em 1994, o jornal norte-americano The Washington Post elegeu a praia como uma das dez praias mais deslumbrantes do planeta. Em 2014, foi a vez do Huffington Post colocar a enseada como a quarta melhor do mundo.
O local Jericoacoara na área próxima à Vila de Jeri, sendo acessível tanto pela Rua Principal quanto pela Rua do Forró. É a praia mais agitada do luagr, abrigando uma variedade de restaurantes e numerosos vendedores ambulantes que servem coco, caipirinhas e outras delícias refrescantes.
Além disso, é um destino muito procurado por praticantes de windsurfe no país. Essa praia faz parte integrante do Parque Nacional de Jericoacoara. E é possível alugar equipamentos ou participar de aulas oferecidas por escolas locais diretamente na praia. Quem preferir esportes na areia, pode jogar frescobal ou tênis de praia em lugares preparados, com instalações na areia, para receber os praticantes.
3º – Praia de Muro Alto – Ipojuca (PE)
A bela Praia de Muro alto fica na cidade de Ipojuca, no litoral sul do estado de Pernambuco. Está a 54 km de Recife se destaca entre a famosa Porto de Galinhas e o Complexo Industrial Portuário de Suape.
Notoriamente conhecida por abrigar uma série de resorts e residências ao longo de sua costa, a Praia de Muro Alto se estende por aproximadamente 3 km. Sua característica marcante é um extenso arrecife que forma uma ampla piscina natural com águas serenas, agradáveis e cristalinas.
O nome Muro Alto faz referência ao paredão de areia com cerca de três metros de altura, que ocupa boa parte da enseada, algo como falésias. A praia tem 2,5 km de extensão, e fica a 8 km de um pequeno centro na vila de Porto de Galinhas. Por lá, estão as piscina naturais mais famosas!
É um ótimo lugar para famílias com crianças pequenas, já que o mar é calmo e a água bem quentinha. Para os fãs de mergulho vai apreciar a praia na maré baixa, quando o lugar vira uma piscina natural. Dá para andar de caiaque e stand up paddle ainda.
4º – Praia do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo (RJ)
A Praia do Pontal do Atalaia fica no município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. A capital fluminense está a 164 km da cidade, que conta com uma região de mar exuberante, muita vegetação e uma infraestrutura.
O visitante encontra hospedagens bem perto da praia, e com um preço até acessível. Se for em época de alta temporada, se planeje com antecedência, o lugar costuma ficar lotado e sem vagas.
Uma linda curiosidade é que, dependendo das condições climáticas, o mar pode ficar mais esverdeado ou azulado. A água se mantém cristalina, com temperaturas amenas e num visual incrível.
Arraial do Cabo ganhou fama global como o “Caribe Brasileiro”, e ao observar as imagens da área, é fácil entender o porquê desse apelido. A acesso à Praia do Pontal do Atalaia requer uma viagem de barco-táxi, onde é necessário organizar a volta com outros turistas e o condutor da embarcação.
Para conseguir chegar na praia, o turista passa por uma escadaria rústica de madeira que leva a pessoa da rua até a areia. A descida é bem íngrime, requer um pouco de cuidado, mas vale muito a pena pela experiência visual na chegada.
5º – Praia de Antunes – Maragogi (AL)
A exuberante Praia de Antunes fica a 7 km de Maragogi, na Costa dos Corais, no estado do Alagoas. Apesar de sua extensão de areia ser relativamente curta, a praia é extraordinariamente bela. Ela é pouco frequentada por turistas, então a atmosfera é algo pouco explorado pelo homem.
Justamente por ser uma área mais deserta, isolada, não há estrutura de quiosques, cadeiras de praia e outros confortos. É uma experiência diferente. O que se encontra é alguns lugares mais simples, dos próprios moradores, que servem alguns petiscos e bebidas. A dica para quem deseja ficar mais tempo na Praia dos Antunes, é levar sua própria cadeira de praia, comidas, bebidas e uma caixa térmica para refrigerar tudo.
O ideal é evitar ir a essa praia no meio do ano, por conta das chuvas. Nos outros meses é bem tranquilo, com temperaturas amenas e muito vento. Se for na época de alta temporada, a preocupação deve ser em reservar um lugar pra ficar em Maragogi o quanto antes.
O local é bem tranquilo, ótimo para descansar e fazer passeios bonitos. Na maré baixa, bancos de areia emergem formando uma grande passarela para dentro do mar, como a Ponta de Corumbau. A extensão é de cerca de 3 km, e dá para explorar as piscinas naturais, com peixes coloridos, estrelas-do-mar, cavalos marinhos e uma linda biodiversidade. Também é possível fazer passeios de barco, stand up paddle, caiaque, vela e mergulho.