Quais são as profissões que estão em alta atualmente? O relatório anual mais recente da “The Future of Jobs” afirma que, nos próximos cinco anos, a intensificação da digitalização resultará em uma considerável transformação no mercado de trabalho.
O artigo divulgado em 1º de maio pelo Fórum Econômico Mundial afirma que, mesmo com o avanço da tecnologia, não há motivos para inquietação. Ao contrário das previsões dos filmes de ficção científica, a perspectiva dos empregadores é que as novas tecnologias tenham uma influência positiva na geração de empregos.
Mesmo sendo de conhecimento público que a automatização represente um risco para certas funções, a expectativa de um bom momento se estende até 2027. Abaixo também falaremos das principais profissões que devem ser extintas até esse ano.
Inteligência artificial
“Espera-se que a inteligência artificial, um dos principais impulsionadores do possível deslocamento algorítmico, seja adotada por quase 75% das empresas pesquisadas. Isso leva a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos”, diz trecho do documento.
A pesquisa examinou 673 milhões de emprego. Dentre eles, a previão é que 83 milhões serão extintos, ao passo que outros 69 milhões surgirão.
Entretanto, é importante ressaltar que para conquistar uma dessas novas posições, os trabalhadores precisarão reduzir a discrepância entre suas habilidades atuais e as demandas futuras do mundo corporativo.
“Seis em cada dez trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos funcionários têm acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente. Existe um crescimento contínuo de empregos verdes nos últimos quatro anos, conforme indicado por uma pesquisa adicional realizada pelo LinkedIn para o relatório deste ano. Contudo, a requalificação e o aprimoramento de habilidades verdes não estão acompanhando esse ritmo”, alerta o documento.
Com isso, a pesquisa mostra que devem se intensificar os treinamentos sobre inteligência artificial e big data por 42% das empresas nos próximos cinco anos.
“A capacitação tecnológica, especificamente em IA e big data, se tornará mais importante. As estratégias de habilidades das empresas se concentrarão nisso nos próximos cinco anos”, reitera o documento.
Quais são os empregos em alta no mercado de trabalho?
O Fórum Econômico Mundial fez uma avaliação do potencial de geração de empregos de 2023 a 2027. O fórum compilou uma lista de 50 profissões emergentes para os próximos anos.
O destque do relatório é que o crescimento médio deve ser de 30% até 2027 em profissões específicas. Tais como:analistas e cientistas de dados, especialistas em big data, profissionais de aprendizado de máquina de IA e especialistas em segurança cibernética.
As 10 profissões do futuro
Veja abaixo as 10 primeiras colocadas entre as profissões de destaque no futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial.
Especialistas em Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning
Um profissional de Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning atua na vanguarda da tecnologia. Ele emprega abordagens avançadas de IA para resolver desafios complexos e impulsionar a inovação em diversas esferas.
Especialistas em sustentabilidade
O profissional responsável pelo relatório de sustentabilidade das empresas, conhecido como especialista em sustentabilidade, requer uma gama diversa de conhecimentos. Além de compreender temas como economia e governança, é importante ter conhecimento em ecologia, gestão de resíduos, responsabilidade social, entre outros aspectos.
Analistas de Business Intelligence (BI)
O Analista de Business Intelligence (BI) auxilia a empresa a chegar a conclusões por meio da análise de dados. Eles exploram aspectos específicos dos dados, aplicando técnicas avançadas de estatística e análise preditiva para identificar padrões históricos e antecipar tendências futuras.
Analistas de segurança da informação
Esses profissionais revisam e analisam minuciosamente os sistemas e procedimentos existentes, detectando possíveis vulnerabilidades. Em seguida, desenvolvem soluções para eliminar ou reduzir os riscos de segurança. Os analistas de segurança da informação ainda implementam programas de proteção contra vírus, aplicam patches e utilizam outras ferramentas para resguardar contra malwares e vírus.
Engenheiro de fintech
Um engenheiro de fintech se envolve em tarefas como processamento de pagamentos digitais e execução de transações internacionais criptografadas. Ademais, administração de ativos digitais e análise de dados para o gerenciamento de riscos.
Analistas e cientistas de dados
O Cientista de Dados é o especialista que utiliza Machine Learning para antecipar padrões futuros com base em observações do passado. Já o Analista de Dados é o profissional que identifica insights significativos a partir de dados históricos.
Engenheiros robóticos
O engenheiro robótico é o especialista encarregado do design e implementação de robôs tanto na indústria quanto no mercado em geral. Sua função envolve o desenvolvimento de robôs automatizados. Essas máquinas são capazes de desempenhar atividades na manipulação industrial, em estabelecimentos comerciais e serviços, e até mesmo destinados para uso doméstico.
Especialistas em Big Data
O especialista nesta área está apto a resolver questões que demandem a aplicação de métodos e modelos matemáticos, estatísticos e computacionais. Ele se dedica à análise e extração de dados de bancos de dados, utilizando essas informações para aprimorar o processo de tomada de decisões.
Operadores de equipamentos agrícolas
O operador de equipamentos agrículas conduz maquinaria agrícola motorizada para realizar tarefas agrícolas, empregando diferentes implementos. Ele assegura a preservação e manutenção diária das máquinas; realiza pequenos serviços de mecânica, providenciando reparos de emergência em máquinas diversas; aplica medidas de segurança.
Especialistas em transformação digital
O especialista em transformação digital, que geralmente trabalha junto ao setor de Recursos Humanos, desempenha a função de liderar a transformação cultural dentro da empresa. Sua principal ênfase está no contexto digital, que visa identificar as melhores estratégias para a transformação digital.
Profissões que devem ser extintas até 2027
Com o avanço das tecnologias e automatização cada vez mais forte, algumas profissões devem acabar desaparecendo até 2027, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. A lista também mostra as 50 profissões que devem ser extintas. Veja a seguir as 10 profissões que devem ficar obsoletas e lideram o documento:
- Caixas de banco (e cargos similares a esse)
- Funcionários dos Correios
- Operadores de caixas e cobradores de transporte público (ônibus, metrô, etc)
- Digitador de dados
- Secretários administrativos e executivos
- Assistentes de registro de produtos e estoquistas
- Escriturários de contabilidade
- Gerentes de relacionamento
- Oficiais judiciários
- Vendedores porta a porta