A América Latina é repleta de bons destinos para viajar. Além de contar com passeios incríveis, é uma boa opção para quem deseja fazer uma viagem internacional e gastar um pouco menos. Os países que vamos mostrar fazem parte de uma lista da revista Time, com os 100 “melhores lugares do mundo” para se visitar. Separamos cinco deles, que são na América Latina. Bora fazer as malas?
De acordo com a revista norte-americana, para a elaboração da lista, a Time pediu indicações de seus correspondentes em diferentes lugares do mundo. O levantemento foi feito “com um olhar voltado para aquelas que ofereçam experiências novas e emocionantes”.
Costa Rica
Costa Rica é um país da América Central, marcada por um terreno acidentado e muitas áreas de floresta tropical. A faixa costeira passa pelo Caribe e Oceano Pacífico. Ademais, a capital é San Jose, local com importantes instituições culturais, incluindo o Museu do Ouro Pré-Colombiano.
Todavia, o país é internacionalmente reconhecido por suas deslumbrantes praias, vulcões imponentes e notável biodiversidade. Aproximadamente 25% do território é composto por floresta protegida, que abriga diversas espécies de vida selvagem, como macacos-aranha e a colorida ave quetzal.
A província de Puntarenas se destaca como a maior da Costa Rica e figura como um dos principais destinos turísticos do país. Por lá, o turista encontra um dos renomados Parques Nacionais, que abrigam reservas biológicas, impressionantes florestas e praias paradisíacas. Essa província integra duas áreas geograficamente distintas: a região costeira do Pacífico, estendendo-se de Monteverde até a fronteira com o Panamá, e uma porção da belíssima Península de Nicoya.
As florestas na região de La Fortuna são incrivelmente exuberantes e se mantêm muito verde ao longo do ano. Além disso, há vulcões, rios e diversas cachoeiras que contribuem para a paisagem deslumbrante.
La Fortuna é reconhecida como um destino que une perfeitamente aventura e natureza. Na região, você pode experimentar a emoção de tirolesas e rafting, explorar trilhas próximas ao vulcão e se banhar no calor das águas termais. Ademais, pode se refrescar nas lindas cachoeiras. Inclusive uma deslumbrante, que vale a pena conhecer é a Catarata La Fortuna.
Uruguai
O Uruguai é um país que fica no Sudeste da América do Sul. A capital, Montevidéu, tem como destaque a Plaza Independencia, que ocupa o local de uma antiga cidadela espanhola. A partir dela, adentra-se na Ciudad Vieja (Cidade Antiga), repleta de edifícios art déco, casas coloniais e o Mercado del Puerto, um histórico mercado portuário com uma profusão de churrascarias.
A revista Time citou o vilarejo de José Ignacio como um local imperdível para visitar. Anteriormente, era uma vila de pescadores, mas foi transformada em um refinado resort de luxo. É uma extensão, portanto, elegante e animada da vida social de Punta del Este.
O local atrai pessoas ricas e celebridades. As praias, como a Brava, popular entre surfistas, e a Mansa, são paradisíacas. Estúdios de ioga, bares sofisticados com coquetéis e churrascarias com terraço, frequentemente associadas a hotéis exclusivos, pontuam a península. O Farol de José Ignacio, com seus degraus que levam ao topo, oferece uma vista magnífica do Atlântico Sul.
Ademais, os restaurantes à beira-mar são o cenário ideal para apreciar a deliciosa culinária uruguaia, apresentando pratos típicos excepcionais, como o “omelete de algas” e o sanduíche de bife à milanesa.
Argentina
A Argentina, nosso vizinho Sul-Americano, é um país que destaca-se por sua vasta extensão, que engloba as majestosas montanhas dos Andes, lagos glaciais e as vastas pradarias dos Pampas, historicamente ocupadas pelo renomado gado argentino.
O país é também tem notoriedade pela sua envolvente dança e música, o tango. Sua capital, Buenos Aires, tem como epicentro a Praça de Maio, circundada por imponentes edifícios do século XIX, como a Casa Rosada, o icônico palácio presidencial.
A dica de local para visitar no país, segundo a Time, é a cidade de Mendoza, a 1100 km de Buenos Aires. Fica na região de Cuyo, com destaque por ser o epicentro da renomada região de vinícolas do país, famosa por seus Malbecs e outros vinhos tintos. Em suas numerosas vinícolas, os visitantes podem desfrutar de degustações e passeios.
Além disso, a cidade conta com amplas avenidas arborizadas, com edifícios que mesclam estilos modernos e art déco. Pequenas praças circundam a Praça da Independência, onde se encontra o Museu Municipal de Arte Moderna, logo abaixo do solo e apresentando exposições de arte moderna e contemporânea.
Chile
O Chile é um país de extensão continental, no extremo Oeste da América do Sul. São mais de 6.000 km de litoral ao longo do Oceano Pacífico. Santiago, sua capital, fica num vale cercado pelos majestosos Andes e pelas montanhas da Cordilheira da Costa do Pacífico Sul.
No coração da cidade, a Plaza de Armas, com muitas palmeiras, é lar de uma catedral neoclássica e do Museu de História Nacional. Ademais, o vasto Parque Metropolitano oferece piscinas, um jardim botânico e um zoológico.
O Parque Nacional da Patagônia é um corredor natural historicamente percorrido por animais e comunidades nômades desde tempos ancestrais. Fica a 18 quilômetros ao norte de Cochrane. Anteriormente, abrigava fazendas que, após séculos de pastoreio excessivo, esgotaram o solo.
No ano de 2014, a Tompkins Conservation começou a restauração da área, que o fez como um dos melhores parques da Patagônia. As paisagens são belíssimas, o local é habitat natural de raposas, vizcacha sul, gatos selvagens, o esquivo puma e o huemul, um pequeno cervo que sofre com ameaça de extinção. É um ótimo lugar para observação de aves, como condor e flamingo. Além disso, atrai a atenção de viajantes internacionais com destino de aventura.
México
O México fica entre os Estados Unidos e a América Central, com belas praias ao longo do Oceano Pacífico e Golfo do México. Além disso, possui uma paisagem diversificada que engloba montanhas, desertos e selvas. Na capital, Cidade do México, existem lojas sofisticadas, renomados museus e restaurantes gourmet, levando conforto ao visitante.
Puerto Escondido é uma cidade que fica no estado de Oaxaca, a 290 quilômetros do capital, Oaxaca de Juárez. O município é uma das dicas de locais para conhecer, segundo a revista Time.
O lugar é paraíso dos surfistas, com belas praias e uma natureza incrível. Uma das praias mais bonitas do lugar é a Playa Carrizalillo, que é pequena, com águas claras e temperatura amena. O mar não é calma, mas ao mesmo tempo não é perigoso, com ondas mais altas e sem espuma. Ótima pedida para se refrescar e aproveitar.
Por fim, a revista também indicou conhecer a cidade de La Paz, que é a capital do estado Baja California Sur. O local é o paraíso dos amantes de praias. Dá para fazer um belo passeio de caiaque no Mar de Cortez. A calmaria e a água azul-turquesa ditam o tom do lugar. Ademais, o local é pouco frequentado, então é possível aproveitar e descansar.