puc sp
A PUC-SP é considerada a melhor instituição privada do Brasil pelo ranking da Folha (Divulgação/PUC-SP)

O Brasil tem uma variedade extensa de universidades particulares pelo país. Apesar dos rankings nacionais apontarem as federais como melhores avaliadas, as privadas não ficam para atrás. Separamos aqui algumas das melhores desse setor no país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo.

Quais os critérios de avaliação?

Segundo informações do jornal, o ranking avalia quesitos como pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado. As bases que montam a lista são de fontes como Web of Science, Capes, CNPq, agências federais de fomento e pesquisas Datafolha.

A parte de pesquisa avalia os artigos científicos publicados pela universidade e relevância de trabalhos científicos a partir do total de citações recebidas. Além disso, a média de citações para cada artigo científico da universidade, de artigos científicos por professor, de citações por professor, artigos científicos em revistas brasileiras, dentre outros.

Já no quesito ensino, a avaliação leva em conta a pesquisa feita pelo Datafolha com professores distribuídos pelo país. Também o percentual de professores com doutorado ou mestrado e percentual de docentes em regime de dedicação integral ou parcial. Ademais, também considera a nota média da universidade no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Na inovação, o ranking avalia o número de patentes pedidas pela universidade e a quantidade de estudos da universidade em parceria com o setor produtivo.

Para avaliar o mercado, o levantamento considera a opinião de empregadores sobre preferências de contratação. Enquanto na parte de internacionalização, o ranking mostra a média de citações internacionais pelos trabalhos dos docentes e o percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros.

Quais são as melhores do setor privado?

É bom reforçar que o ranking da Folha leva em conta universidades e faculdades do setor público e privado. Por aqui, vamos falar somente das particulares do Brasil. Conheça o Top 5!

1º lugar: PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

A PUC-SP é uma instituição de ensino superior privada e católica, mantida pela Fundação São Paulo (FUNDASP). Sob a liderança do Grão-Chanceler da Universidade e vinculada à Mitra Arquidiocesana da cidade de São Paulo, a PUC-SP possui cinco campi universitários. Quatro deles estão localizados na capital do Estado de São Paulo, nos bairros de Monte Alegre, Marquês de Paranaguá, Ipiranga e Santana, enquanto o quinto campus está situado em Sorocaba, no interior.

Na avaliação entre as instituições privadas, elas aparece em 1º lugar. No ranking geral, a universidade figura a 23ª colocação. A média geral é de 26,48. No quesito de professores com doutorado e mestrado, aparece em 39º lugar, com 3,23 de nota. Na parte de professores com dedicação integral e parcial, ocupa o 100º lugar, com nota de 1,99. A nota dos concluintes é de 2,59, na 70º posição. Enquanto a avaliação dos docentes é de 18,86, colocando a universidade no 9º lugar geral nesse quesito.

2º lugar: PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

A PUC-RS, ou Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, destaca-se como a maior instituição de ensino superior privada no estado sulista. Sua sede fica em Porto Alegre, sendo uma instituição de caráter privado e católico. Além disso, a PUC-RS é notável por ser a primeira universidade estabelecida pelo Instituto dos Irmãos Maristas em nível mundial.

Quando o assunto é instituições privadas, ela é a maior do Sul do Brasil, aparecendo em 2º lugar no ranking da Folha. Na avaliação geral, ela fica em 32º lugar, com média de 24,59. No quesito de professores com doutorado e mestrado, ela ocupa a 48ª posição, com 3,05 na nota geral. Os professores com dedicação integral e parcial somam 1,52 de nota, ficando no 123º lugar. A nota dos concluintes é de 2,58, na 70ª posição. Enquanto isso, a avaliação dos docentes fica em 19º lugar, com 17,43 de nota.

3º lugar: PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro opera como uma instituição comunitária de Educação Superior, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Trata-se de uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos dedicada à geração e disseminação do conhecimento por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Fundamentada no pluralismo e nos debates democráticos, a universidade tem como principal objetivo promover a reflexão, o crescimento e o enriquecimento da sociedade.

No Rio de Janeiro, a PUC é a melhor instituição privada, ocupando o 3º lugar nacional no setor. De forma geral, entre públicas e privadas, a católica ocupa a 34ª posição, com média de 24,50. No quesito professores com doutorado e mestrado, a universidade está em 58º lugar, com 2,84. Na parte de professores com dedicação integral e parcial, ela surge em 189º lugar, com 0,18. A nota dos concluintes é de 2,77, na 61ª posição. Na avaliação dos docentes, ela fica em 10º lugar, com 18,71 de nota.

4º lugar: Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada e confessional no Brasil. Sua manutenção é realizada pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e com foco educacional. A Igreja Presbiteriana do Brasil é a associada vitalícia do Mackenzie. A universidade oferece programas de graduação e pós-graduação em diferentes campi, incluindo São Paulo (Campus Higienópolis), Campinas (Campus Campinas) e Barueri (Campus Alphaville).

A instituição privada do estado de São Paulo aparece em 4º lugar no ranking. Quando ampliamos para o geral, ela surge em 36º lugar, com média de 24,18. Os professores com doutorado e mestrado somam nota de 3,03, na 49ª posição. No quesito professores com dedicação integral e parcial, a universidade ocupa o 159º lugar, com média de 0,79. A nota dos concluintes é de 2,50, no 74º lugar. Enquanto isso, a avaliação dos docentes tem nota de 17,86, ficando em 16º lugar.

5º lugar: PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) teve sua origem em 14 de março de 1959, da fusão de diversas escolas de nível superior com orientação católica em Curitiba. A Sociedade Paranaense de Cultura (SPC), responsável pela manutenção da PUCPR, é uma entidade civil, filantrópica e de natureza educacional. Fundada em 31 de dezembro de 1950, a SPC passou a ser administrada pelos Irmãos Maristas da Província de São Paulo a partir de 1974.

Quem fecha o top 5 das instituições privadas é a PUC-PR, na 5ª posição. Se olharmos de modo geral, ela ocupa o 46º lugar no ranking da Folha, com média de 22,88. Na parte de professores com doutorado e mestrado, a universidade ocupa a 101ª posição, com nota de 1,97. Enquanto professores com dedicação integral e parcial somam nota de 1,14, no 142º lugar. A nota dos concluintes é de 2,06, ficando no 47º lugar do ranking geral. A avaliação do docente fica em 24º lugar, com nota de 16,71.

Veja também

Jovem Aprendiz: Com quantos anos pode começar e quais os benefícios

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Jovem Aprendiz, uma modalidade de…

Profissões do futuro: Veja os empregos em alta no mercado

Quais são as profissões que estão em alta atualmente? O relatório anual…

Onde buscar vagas de emprego na minha cidade?

Buscar o primeiro emprego ou uma nova colocação no mercado de trabalho…

Modelos de Currículo: Como fazer um currículo de sucesso?

Para conseguir um bom emprego, é preciso se destacar de alguma forma.…