O Brasil tem a extensão de um continente, cheio de lugares incríveis para conhecer. São praias, cachoeiras, dunas, florestas, muitas opções deslumbrantes para viajar por todo o país. Por aqui, separamos alguns desses destinos paradisíacos para você se inspirar e fazer as malas. Qual a sua próxima parada?
Conceição do Ibitipoca (MG)
Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade de Lima Duarte, no interior do estado de Minas Gerais. A encantadora vila teve origem no século XVII, preservando em sua história o período em que os bandeirantes encontraram ouro na região e decidiram se estabelecer no local.
É com certeza um dos lugares mais bonitos do Brasil. Para todo canto que se olha, há sempre uma bela paisagem. Ibitipoca, em particular, ficou famosa como um dos cenários mais desejados nas redes sociais. “A Janela do Céu” é um cartão-postal do lugar, um riacho habilmente enquadrado por vegetação, com várias montanhas ao fundo. Além de ser um lugar agradável, rende lindas fotos.
O destaque da pequena vila é o Parque Estadual do Ibitipoca, famoso por suas deslumbrantes trilhas que levam a magníficas cachoeiras, grutas, riachos de águas escuras e mirantes que proporcionam vistas incríveis. Essa área de preservação abriga exemplares da mata atlântica e espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda e o lobo guará.
Para além de suas maravilhas naturais, a vila de Ibitipoca possui um belo vilarejo, com construções históricas como a Matriz de Conceição de Ibitipoca e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. As pitorescas casinhas coloridas emprestam charme ao local, e uma breve conversa com os moradores é o suficiente para entender o motivo de tanto encanto pelo lugar.
Fernando de Noronha (PE)
O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, rochedos e ilhotas. Sua área total abrange 26 km², sendo a ilha principal e única habitada. O lugar pertence ao estado de Pernambuco, no Nordeste brasileiro.
A maior e principal ilha do arquipélago abrange uma área terrestre de 17 km², contendo 16 praias. Em sua área urbana compacta, encontram-se as vilas residenciais, instalações de saúde, educação e toda a infraestrutura necessária para a sobrevivência humana e a prática do turismo no arquipélago.
A Baía do Sancho é uma enseada de águas cristalinas que fica a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos. Essa região é o lar de uma praia com o mesmo nome. No centro da baía, formações rochosas abrigam uma fauna e flora marinha diversa. No início deste ano, o site TripAdvisor classificou esta praia como a melhor do mundo!
Com toda a notoriedade e destaque, a permanência em Fernando de Noronha não é barata. Além das despesas com acomodação, os visitantes devem arcar com algumas taxas de preservação e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. Antes de viajar para o arquipélago, é aconselhável obter informações para evitar contratempos.
Dunas do Jalapão (TO)
As Dunas do Jalapão são formações de areia dourada, tranquilos, com uma vista maravilhosa da savana e da água. Esse destino incrível fica no Parque Estadual do Jalapão, na cidade de Mateiros, no estado do Tocantins, região Norte do Brasil.
As dunas se formaram pela erosão gradual das rochas locais, resultado da ação do vento e outros elementos naturais ao longo do tempo. O processo deposita a areia consistentemente no mesmo local, criando esse paraíso no Cerrado brasileiro, com altitudes que variam de 20 a 40 metros.
Quem visita as dunas, precisa assistir ao fantástico pôr do sol, com visão panorâmica da Serra do Espírito Santo, do córrego e das veredas de capim dourado. Um espetáculo de encher os olhos! Rende belas fotos, e é um ótimo lugar para caminhadas e recarregar as energias.
Por ser um local de preservação, há regras a serem seguidas. Os fiscais ficam de olho em qualquer um que possa estar burlando as normas, e aplicam multas. É proibido subir pelo paredão da duna, tem que ir pela trilha da lateral até o topo. Não pode tirar areias ou plantas do local. Por fim, é proibido passar a noite nas dunas.
Chapada dos Veadeiros (GO)
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás, entre as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. O lugar é famoso por seus desfiladeiros de tirar o fôlego e formação de cristais de quartzo.
O rio Preto permeia as piscinas rochosas e cachoeiras, algumas alcançando mais de 100 metros de altura. O parque tem uma biodiversidade que abriga diversas espécies de orquídeas e vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos. O acesso é pelas cidades vizinhas de Alto Paraíso de Goiás ou São Jorge.
Na Chapada dos Veadeiros, existem cachoeiras incríveis que levam o viajante a um refrescante banho. Embora a Cachoeira Santa Bárbara tenha conquistado grande fama na região, há várias outras opções que merecem ser incluídas no itinerário. Bons exemplos são as cachoeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, como os Saltos do Rio Preto, a Cachoeira das Cariocas e os Cânions.
Oferecendo diversas trilhas autoguiadas, o lugar é um prato cheio para os adeptos do turismo independente. Na maioria das vezes, é possível chegar nas cachoeiras sem a necessidade de contratar guias ou agências de turismo, proporcionando uma viagem mais econômica e experiências mais íntimas. Você terá a sensação de ser o explorador dessas maravilhas.
São Miguel dos Milagres (AL)
Apaixonante. Assim definem os turistas que já passaram por São Miguel dos Milagres, município que fica no litoral do estado do Alagoas. Parte da chamada Rota Ecológica, essa cidadezinha conquista pela sua simplicidade, pelas encantadoras pousadas e pelas praias calmas, repletas de piscinas naturais e coqueirais que se estendem até onde a vista alcança.
A principal atração do lugar são as praias. Com suas águas agradavelmente mornas e encantadoras piscinas naturais, a Praia de São Miguel dos Milagres figura como um dos principais destinos para quem busca celebrar o Réveillon na cidade. Além das maravilhas naturais, a festa de fim de ano cativa a todos ao combinar animação com um estilo rústico.
Aproveite também para visitar a Associação Peixe-Boi faça um passeio de barco pelo Rio Tatuamunha, que dura cerca de 1 hora. No passeio, você vai poder conhecer peixes-boi, uma espécie classificada como ameaçada de extinção, que foram resgatados para receber cuidados.
Também vale muito a pena conhecer o centrinho da cidade. É uma vila simples com hospedagens rústicas. É o melhor lugar para quem busca paz e sossego. Por ali, conheça a Capela dos Milagres, que é ponto turístico do município.