cataratas do iguaçu foto
As Cataratas do Iguaçu estão entre as 7 Maravilhas Naturais do Mundo (Reprodução/TV Brasil)

Lugares ricos em biodiversidade, beleza de encher os olhos, importantes para o planeta, um verdadeiro presente da natureza. A Terra é cheia de maravilhas naturais, mas sete delas estão na lista das imperdíveis para viajar. Que tal descobrir quais são?

A lista faz parte de uma campanha da New7Wonders, que teve o slogan: “Se queremos salvar alguma coisa, primeiro precisamos apreciá-la verdadeiramente”. No período de dezembro de 2007 a julho de 2009, a campanha juntou indicados por todo o planeta.

Depois de uma seleção, 77 deles passaram a integrar os finalistas. Com isso, profissionais qualificados ajudaram a selecionar as 28 cadidaturas oficiais. Finalmente, em votação popular, pessoas do mundo todo escolheram as sete maravilhas da naturezas, que teve a divulgação no dia 11 de novembro de 2011. Então, veja abaixo quais são elas!

1. Amazônia

A imensidão da floresta tropical amazônica se estende pelo Noroeste do Brasil até alcançar a Colômbia, o Peru e outras nações Sul-Americanas. É a maior floresta tropical do mundo, que ganha destaque por sua notável biodiversidade. Por ela, passam inúmeros rios, incluindo o imponente rio Amazonas.

A região abriga cidades ribeirinhas que preservam a arquitetura do século 19, remontando aos primórdios da exploração da borracha. Manaus e Belém, no Brasil, assim como Iquitos e Puerto Maldonado, no Peru, se destacam como testemunhas dessa rica história.

No coração da floresta, deparamo-nos com a presença de jaguares, atualmente ameaçados de extinção, assim como tamanduás. Além disso, uma abundância de primatas, como macacos-prego, macacos-aranha, curiús, macacos-barrigudos e guaribas, fazem da região um verdadeiro santuário da diversidade. Conforme relatórios do ICMBio, esse bioma é lar de 10% das espécies de primatas existentes no mundo.

Reprodução/TV Brasil

2. Baía de Ha Long

A Baía de Hạ Long, que fica no Nordeste do Vietnã, é famosa por suas águas verde-esmeralda e pelas 1.969 ilhotas majestosas de calcário emergindo das águas, adornadas por exuberantes florestas tropicais. A maioria dessas ilhas permanece desabitada e intocada pela presença humana. A beleza cênica do local é enriquecida por seu valor biológico, apresentando uma infinidade de praias, grutas e cavernas.

As experiências de passeios em juncos e expedições de caiaque conduzem os visitantes por ilhas que recebem nomes que refletem suas formas, como as ilhotas Cho Da (cachorro de pedra) e Am Tich (chaleira). A área é um destino muito procurado para atividades como mergulho, escalada e trilhas, especialmente no montanhoso Parque Nacional Cát Bà.

Segundo a lenda, a formação das ilhas está ligada à corrida de um grande dragão das montanhas em direção ao mar. Sua cauda escavou vales que, mais tarde, foram inundados, resultando nas inúmeras ilhas visíveis na baía. Além disso, de estar nas sete maravilhas naturais do mundo, ela também é, desde 1993, Patrimônio Mundial pela Unesco.

Reprodução/TripAdvisor

3. Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu formam um conjunto impressionante de cerca de 275 quedas d’água no rio Iguaçu, parte da bacia hidrográfica do rio Paraná. Elas ficam na fronteira entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, Argentina. A extensão total dos dois parques nacionais abrange 250 mil hectares de floresta subtropical e é reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade.

O parque nacional argentino teve início em 1934, na sequência teve a inauguração do parque brasileiro, em 1939. Além disso, ambas as áreas de conservação têm o objetivo de gerenciar e preservar a fonte de água que representa essas cataratas, juntamente ao seu ecossistema.

Ela fica sobre o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas globais de água subterrânea. Ademais, o parque é, ainda, uma das últimas áreas preservadas da Mata Atlântica, sendo também a maior reserva de floresta pluvial subtropical do planeta.

Alan Santos/PR

4. Ilha de Jeju

A província de Jeju engloba a ilha sul-coreana de Jeju, que fica no Estreito da Coreia. Tem reconhecimento por seus resorts e pela paisagem vulcânica pontilhada de crateras e tubos de lava que se assemelham a cavernas.

O monte Halla, um vulcão inativo, oferece trilhas para caminhadas, um lago de cratera no pico a 1.950 metros de altitude e o templo Gwaneumsa. O sistema de tubos de lava Geomunoreum inclui a caverna Manjanggul. Ademais, estende-se por 7 quilômetros e foi formado séculos atrás durante a atividade vulcânica do monte Halla.

Segundo a lenda local, esse trecho era a habitação de deuses e espíritos. Ao contemplar a ilha completa do topo do vulcão, não se esqueça de apreciar a beleza atemporal da cratera Baengnokldam, cujas águas cristalinas permanecem da mesma forma há 25 mil anos.

Reprodução/TripAdvisor

5. Komodo

Komodo é uma ilha na Indonésia famosa por ser o lar do dragão-de-comodo. Possui aproximadamente 390 km² de extensão e uma população de cerca de 2 mil habitantes. Muitos desses moradores veneram ou temem os dragões-de-comodo, considerando-os divindades ou demônios.

Por lá, vale a pena conhecer o Parque Nacional de Komodo. O lugar compreende um arquipélago com 29 ilhas, entre pequenas e grandes, sendo as principais a ilha de Komodo, a ilha de Rinca e a ilha de Padar.

Por fim, para explorar essas ilhas, a recomendação é embarcar em um voo de Bali para Labuan Bajo, uma cidadezinha na ilha de Flores. A partir de Labuan Bajo, pode-se iniciar uma jornada de barco que pode se estender por um ou mais dias.

Reprodução/bali-indonesia.com

6. Montanha da Mesa (Table Mountain)

A Montanha da Mesa, conhecida em africânder como Tafelberg ou em inglês como Table Mountain, é uma imponente montanha de topo plano que domina a paisagem da Cidade do Cabo, na África do Sul. Sua presença é destacada na bandeira, no brasão de armas e em documentos oficiais da cidade.

Uma característica da Table Mountain é o extenso planalto, com cerca de 3 km de extensão, com elevações rochosas no entorno. Este planalto vai do Pico do Diabo a leste até à Cabeça do Leão a oeste, formando um anfiteatro natural que envolve a Baía da Mesa.

Ademais, a altitude atinge 1084,6 m nas proximidades de sua extremidade oriental. Em 1865, durante um levantamento topográfico, foi marcada por um marco de pedra chamado Maclear’s Beacon, situado a 19 metros de altura no lado ocidental, próximo à estação do teleférico.

Reprodução/TripAdvisor

7. Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa

O Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa fica em Palawan, nas Filipinas. Este parque combina uma paisagem incrível de calcário cárstico com um rio subterrâneo. Uma particularidade desse rio é que ele flui diretamente para o mar, e sua porção inferior é influenciada pelas marés.

O parque se estende por 2.900 hectares e abriga 11 ecossistemas distintos, desde uma floresta musgosa em altitudes elevadas até as águas oceânicas além dos recifes. Ademais, é lar de uma ampla variedade de animais endêmicos ameaçados, como o faisão-esporeiro, o morcego-raposa, a lontra Aonyx cinerea, os pequenos pandas, as civetas e os texugos Mydaus javanensis. Em 1999, se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco.

Reprodução/TripAdvisor
Veja também

Os melhores países da América Latina para viajar

A América Latina é repleta de bons destinos para viajar. Além de…

Qual é a melhor praia do Brasil?

Com o calor, nada melhor que uma boa praia, não é mesmo?…

Beto Carrero: Onde fica e quanto custam os ingressos?

No litoral Norte do estado de Santa Catarina, está o Beto Carrero…

Seguro Viagem Internacional: Como fazer seguro viagem pelo cartão?

Conseguir seguro viagem de graça pelo cartão de crédito é algo que…