prouni
ProUni oferece bolsas integrais ou de 50% para estudantes (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superio, conhecido como ProUni, é um programa do Ministério da Educação (MEC). Ele oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Por aqui, vamos entender como funciona e como consultar o resultado.

Quem pode participar?

O programa tem como alvo estudantes brasileiros sem graduação universitário. É obrigatório ter participação na mais recente edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota mínima de 450 pontos na média e sem zerar na redação.

Para pleitear a bolsa integral, é necessário que o candidato comprove uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato ainda deve cumprir ao menos um dos próximos requisitos da lista abaixo:

  • Curso do ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Curso do ensino médio completo em escola da rede particular, sendo bolsista integral da própria escola;
  • Curso do ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, contando que tenha sido bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser PcD (pessoa com deficiência);
  • Ser professor da rede pública de ensino, com atuação efetiva no exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas somente nos cursos de licenciatura. Desse modo, não há requisitos máximos de renda.

Como é feita a inscrição?

O processo seletivo do ProUni tem apenas uma etapa de inscrição. Ela é gratuita e a realização é totalmente pela internet, na página do ProUni.

O candidato tem o direito de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de instituições. Sempre pelo curso e turno, baseado nas bolsas que estiverem disponíveis, semelhantes ao seu perfil.

Os que possuem alguma deficiência ou se declaram como indígenas, pretos ou pardos têm a chance de concorrer a bolsas específicas com destino às políticas de ações afirmativas (cotas).

Durante todo o período de inscrição, a estudante tem o direito de fazer alterações nas opções selecionadas. Contudo, a última inscrição feita será a válida.

Como é a seleção dos candidatos?

Após o fim do período de inscrição, o sistema do ProUni faz a classificação dos estudantes com base nas opções e notas alcançadas no Enem. Os alunos são pré-selecionados para apenas uma das opções de curso, pela ordem que optaram no momento da inscrição, e considerando o limite de bolsas disponíveis.

No processo de seleção são duas chamadas. Em cada uma delas, os candidatos pré-selecionados têm um prazo designado para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que confirmam as informações dadas durante a inscrição. Para garantir que as informações são verdadeiras, a instituição pode pedir outros documentos que julgar pertinentes.

Instituições têm liberdade

As instituições estão livres para realizar um processo seletivo próprio para os candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Contudo, esta informação precisa estar clara ao candidato durante o ato de inscrição.

Caso optem por esse processo, as instituições devem formalmente esclarecer aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação. Contudo, eles não podem ser mais rigorosos do que os aplicados aos pré-selecionados em seus processos seletivos regulares. As insituições não podem cobrar taxas para a realização do processo seletivo próprio.

Lista de espera

Após as duas chamadas, o candidato tem a opção de manifestar interesse em integrar a lista de espera do ProUni.

As bolsas que não forem preenchidas nas chamadas anteriores serão repassadas aos estudantes participantes da lista de espera que confirmarem as informações fornecidas na ficha de inscrição.

Como ver o resultado do ProUni?

Para ver os resultados, basta acessar a página do ProUni ou mesmo a das instituições de ensino participantes do programa. A data de divulgação dos resultados estará no Cronograma.

Os candidatos são os únicos responsáveis por consultar os resultados, checar prazos e acompanhar quaisquer modificações que possam acontecer. Todas as comunicações eletrônicas do MEC para com os candidatos é somente complemento.

Além disso, a pré-seleção em qualquer uma das chamadas do progrma só garante ao candidato a expectativa de direito à bolsa. A confirmação só acontece após a aprovação nas próximas fases do processo, bem como a formação de uma turma no início do período letivo.

Após a pré-seleção

Depois da pré-seleção, o candidato precisa se apresentar presencialmente ou virtualmente, no prazo que estiver no cronograma, com os documentos para a validação das informações que foram apresentadas no ato da inscrição.

É de total responsabilidade do candidato verificar, junto à instituição, os horários e o local para o comparecimento e verificação das informações. Quem não cumprir o prazo ou tiver alguma falta de comprovação das informações, estará automaticamente fora da disputa pelas bolsas.

Quais são as bolsas que o ProUni oferece?

O candidato ao ProUni pode optar entre duas modalidades de bolsas que o programa oferece. Veja quais e os requisitos:

  • Bolsa integral: direcionada a estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio no máximo.
  • Bolsa parcial de 50%: voltada à estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até no máximo três salários mínimos.

Dá para fazer qualquer curso em qualquer instituição?

É possível! Isso desde que a instituição seja participante do ProUni e o curso disponha de bolsas. No decorrer da inscrição, o candidato tem a oportunidade de escolher até duas opções de curso, turno e instituição de ensino superior, considerando as bolsas disponíveis e de acordo com seu perfil.

Alguns cursos possuem requisitos específicos para matrícula. Por exemplo, em cursos de ciências aeronáuticas, o estudante deve atender a exigências como possuir licença de piloto privado e um número específico de horas de voo, dentre outros. Por isso, ao realizar as opções de curso na inscrição do ProUni, é fundamental prestar atenção a esses fatores. Se o estudante não conseguir comprovar tais requisitos, perderá o direito à bolsa.

Veja também

Luz para Todos: Números do programa que atende regiões remotas do Brasil

O Programa Luz para Todos teve início em 2003. Tem o objetivo…

Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2024

Com a chegada do novo ano, muitos trabalhadores estão de olho nas…

FGTS Futuro: Conheça alternativa para financiar um imóvel

O FGTS Futuro é uma medida aprovada pelo Congresso Nacional em julho…

Calendário PIS/Pasep 2023: Veja datas de pagamento do abono salarial

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do…