Com a chegada do novo ano, muitos trabalhadores estão de olho nas oportunidades de saque do FGTS, em especial a modalidade de saque-aniversário, que ganha cada vez mais adesão. Desde sua criação em 2020, essa alternativa vem mudando a forma como os brasileiros acessam seus recursos do Fundo de Garantia.
O que é o Saque-Aniversário?
O saque-aniversário é uma modalidade opcional que permite aos trabalhadores acessar uma parte do saldo de suas contas do FGTS (ativas e inativas) anualmente, no mês de aniversário. Diferente do saque-rescisão, no qual o trabalhador, ao ser demitido sem justa causa, pode retirar o valor integral da conta, incluindo a multa rescisória, no saque-aniversário o trabalhador tem acesso apenas a uma parcela do saldo, mantendo o direito à multa rescisória em caso de demissão.
Calendário de saques em 2024
Aqui está o que você precisa saber para se organizar:
- Nascidos em janeiro: saques de 2 de janeiro a 29 de março
- Nascidos em fevereiro: saques de 1º de fevereiro a 30 de abril
- Nascidos em março: saques de 1º de março a 31 de maio
- Nascidos em abril: saques de 1º de abril a 28 de junho
- Nascidos em maio: saques de 2 de maio a 31 de julho
- Nascidos em junho: saques de 3 de junho a 30 de agosto
- Nascidos em julho: saques de 1º de julho a 30 de setembro
- Nascidos em agosto: saques de 1º de agosto a 31 de outubro
- Nascidos em setembro: saques de 2 de setembro a 30 de novembro
- Nascidos em outubro: saques de 1º de outubro a 29 de dezembro
- Nascidos em novembro: saques de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025
- Nascidos em dezembro: saques de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025
Como adesão e saques funcionam?
Para aderir ao saque-aniversário, é simples: basta comunicar à Caixa Econômica Federal o interesse. Isso pode ser feito pelo aplicativo do FGTS, pelo site da Caixa ou via internet banking. Vale ressaltar que a adesão deve ser formalizada até o último dia do mês de aniversário do trabalhador. Caso contrário, ele só poderá acessar o saque-aniversário no ano seguinte.
Limites de retirada e outras possibilidades
Os saques anuais possuem limites, variando de acordo com o saldo em conta. Por exemplo, contas com até R$ 500 permitem saques de 50% do saldo. Para saldos maiores, esse percentual diminui, mas são acrescidas parcelas fixas adicionais.
Além dos saques, os optantes pelo saque-aniversário podem também usar o saldo do FGTS como garantia para empréstimos bancários, uma alternativa interessante para reduzir o custo de empréstimos pessoais.
Informações importantes
Os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário ainda mantêm o direito de retirar o saldo do FGTS para aquisição da casa própria, em casos de doenças graves, aposentadoria, falecimento do titular e outras situações previstas em lei.
Para mais detalhes sobre como realizar a opção pelo saque-aniversário e esclarecimentos sobre o processo, os trabalhadores podem acessar o site do FGTS ou baixar o aplicativo Caixa FGTS.
O calendário de saques do FGTS em 2024 já está disponível, e é fundamental que os trabalhadores interessados na modalidade saque-aniversário se planejem. Esta é uma oportunidade valiosa para acessar parte do fundo de garantia, proporcionando mais flexibilidade financeira ao longo do ano.